Pages

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Curiosidades

Olá!


Reuni algumas curiosidades acerca do casamento.
Espero que gostem!


Vestido de Noiva

Na tradição moderna, a cor do vestido de noiva no ocidente é branco, que abrange também marfim, beige, champagne e outras tonalidades cor de creme claro. O vestido de noiva branco começou a ser usado em casamentos depois que a Rainha Victoria da Inglaterra usou em seu casamento com o Príncipe Albert um vestido branco.

A fotografia oficial do casamento da rainha foi publicada em vários meios, fazendo com que as noivas da época também escolhessem vestidos brancos em demonstração de devoção à rainha. A tradição continua até os dias de hoje.

Antes da era vitoriana, as noivas costumavam usar vestidos de qualquer cor, exceto preto e vermelho.

 Buquês de Noiva
Os primeiros buquês de noivas incluíam não apenas flores, mas também ervas e temperos. Os mais populares geralmente com cheiro mais forte, como os alhos, eram usados para espantar os maus espíritos. As flores tinham cada uma, seu significado: hera representava fidelidade; lírio a pureza; rosas vermelhas o amor; violetas a modéstia; não-te-esqueças-de-mim era o símbolo de amor verdadeiro; flores de laranja davam fertilidade e alegria ao casal.

 
Alianças
Os egípcios foram os primeiros povos a idealizar as alianças como símbolo do casamento. Por não ter começo nem fim, o círculo significava para eles a eternidade para a qual o casamento fora designado. Dois mil anos depois os gregos passaram a acreditar que o dedo anular esquerdo possuía uma veia ligada diretamente ao coração e que este poderia ser atraído com um ímã. Daí surgiu o uso do anel de ferro neste dedo, para que os casais permanecessem atraídos um pelo outro para sempre. Os romanos adotaram o mesmo costume e a igreja conservou a tradição até nossos dias, quando se observa a diversificação de materiais nobres, como o ouro e a prata, que traduzem o precioso amor entre os casais.

Arroz
Jogar arroz nos noivos é uma tradição antiga da China, usada há dois mil anos. Esta atitude simboliza a fartura para a vida do casal (os grãos simbolizam a fertilidade).


Lua-de-mel
 A Lua-de-mel tem origem no povo germânico, pois era costume se casar na Lua Nova. Na cerimônia, os noivos bebiam uma mistura de água com mel para proporcionar boa sorte. O costume também poderia ter nascido em Roma: os convidados pingavam gotas de mel na porta de entrada da casa dos noivos para que estes tivesse uma "vida doce". Os judeus acreditam que casar na Lua Crescente é prenúncio de felicidade.

Amêndoas
Os italianos e portugueses trouxeram para o nosso país a tradição de distribuir aos parentes amêndoas às vésperas do casamento e posteriormente como forma de lembrança aos convidados.
Diz a tradição que familiares e convidados devem comer cinco amêndoas como forma de trazer boa sorte aos noivos.
Cada uma das amêndoas trará:Felicidade, saúde, fertilidade, riqueza e vida longa.

Bolo
Imagine no dia do seu casamento, alguém jogar o bolo na sua cabeça?
Pois era assim que os romanos desejavam ao novo casal fertilidade. Eles faziam o bolo com farinha, água e sal e partiam uma fatia na cabeça da noiva, garantindo assim muitos filhos ao casal
Por volta de 1500 na Alemanha que os bolos começaram a tomar a forma de hoje, alguns atingindo até dois metros de altura cobertos com açucar.
A França aprimorou a receita e passou a fazer obras de arte imitando templos antigos e suas colunas.
E por fim, ao repartir o bolo, simboliza partilhar a vida em comum, como marido e mulher.
 

Padrinhos

Este também é um costume muito antigo, quando se vivia em uma época muito violenta, com constantes ataques e guerras entre famílias ou clãs.

Sendo assim, escolhia-se um amigo, de preferência um bom guerreiro que, ao lado do noivo, poderia garantir a segurança do casamento e posteriormente da vida do casal.

Hoje esta tradição se tornou uma homenagem às pessoas mais queridas dos noivos.

 Beijo
Muitas culturas tem o beijo ao fim da cerimônia como uma representação do compartilhamento das almas entre marido e mulher.


Flores no Caminho
Os antigos romanos acreditavam que ao jogar flores no caminho onde os noivos passariam, não iria faltar sorte e carinho ao casal.

*Fontes:
Guias Casar 2003 / 2002; http://www.casamentoecia.com.br/; http://www.noivasonline.com/noivo.htm

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...